quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O homem 501

O último fim-de-semana, onde andei às compras, permitiu-me verificar algumas situações que me provocam ainda uma certa comichão na cabeça. Falo das calças de ganga. Estou de acordo de que estas se tenham generalizado e sejam actualmente mais um acessório de classe, intemporal na moda, do que propriamente uma roupa de trabalho, objectivo com que foram criada. Mas dá-me dó ver na triste figura em que se tornaram algumas dessas calças, hoje em dia.

Felizmente ainda existem pessoas de bom gosto em Portugal. E alguém que usa uma boa calça de ganga, e quando digo boa, não me refiro à marca mas sim ao desenho, ao corte tradicional e não algumas aberrações que circulam por aí, é certamente uma pessoa com muito bom gosto. Eu acredito na simbologia e no que representa a calça de ganga. E, como homem, sou fiel à mesma marca e ao mesmo modelo há mais de 17 anos. Levi’s 501! Todas as minhas calças, com as suas cores gastas, com excepção de um par, são 501. Mais ou menos azul, mais ou menos lavada ou rasgada, é, sem dúvida, a melhor calça de ganga alguma vez feita. Ainda hoje guardo, religiosamente, porque tenho a sorte e o privilégio de ainda me servirem, o meu primeiro par. Estas calças quase que têm um poder sobrenatural, são intemporais e não precisam de grandes actualizações. Aliás, em minha opinião, os modelos mais antigos são até os melhores. Só alinho nesta equipa e tudo o resto é para mim dispensável.


Faz-me confusão ver a quantidade de pessoas, no caso, para o que me interessa, homens, que usa calças de ganga dos mais variados feitios. Com um corte a fugir para a calça clássica, de bolsos laterais ou com lavagens absolutamente duvidosas são três exemplos de calças de ganga estranhas para mim mas aquela que, sem dúvida, me deixa mais perplexo é a calça de ganga com vincos! Como é possível?!? É deturpar completamente o conceito da calça de ganga! Para mim é lavar, secar e vestir! Não há cá ferro de engomar nem dobras perfeitas. Calça de ganga é para vestir dessa forma, meia desalinhada. O que não percebo, também, é o desejo pelas calças de cinta descida ou muito descida, neste caso mais usadas pelas mulheres. Se quem as compra depois se preocupa em estar sempre a puxar a calça para cima, com receio que o fio dental fique à mostra, porque as compra inicialmente? Acho horrível e nada, nada sensual! E, já agora, o que dizer daqueles que usam as calças pelo meio do rabo, com os boxers em imagem de fundo?! Pergunto: Mas alguém achará esse estilo interessante? Umas 501 nunca se permitiriam a essas figuras. Um homem das 501 não precisa de ser um homem sofisticado, ter um bom carro ou saber do último bar da moda, mas é alguém que sabe combinar a sua calça com o casual, com uma simples t-shirt e um casaco de ganga, cabedal ou qualquer outro exterior, para o dia-a-dia, ou rondar o mais clássico, combinando com um blazer e umas sapatilhas na perfeição, para uma saída à noite, com um bom gosto que nunca passa de moda e só um homem elegante o sabe fazer. É um homem que acredita que o requinte e a modernidade podem andar juntos e serem seus aliados. Há pormenores que marcam o estilo e as 501 estão para os homens como uma carteira ou uns sapatos estão para uma mulher. Entrarem num local ou avançar numa rua com estes acessórios faz toda a diferença, a segurança ou a confiança atingem o auge, a imagem sai beneficiada e percebe-se que quem os traz ganha imediatamente outra postura, outro estilo!

4 comentários:

Angel disse...

Concordo plenamente:)Mas há mulheres que sabem andar de calças de ganga de cinta descida, basta que tenham consciência que as estão a usar e não as usem como se de outra peça de vestuário se tratasse.
Mas achei graça ao pormenor das calças 501:)

O Gajo disse...

São gostos! E, como para tudo, é sobretudo uma questão de atitude (algo que o dinheiro não compra)! Ou, já agora, de classe e elegência!

Achou graça?! Tem piada, porque a gaja cá da casa não acha muito engraçado o facto de eu não variar. Mas eu, como sou um homem de hábitos, já estou habituado aos comentários dela.

Angel disse...

Achei graça à forma como descreveu as calças e a atitude de quem as usa. mas aqui estou com a gaja, soa-me ao velho do restelo:PPPPPPP

O Gajo disse...

Há coisas que nunca passam de moda e essas calças são uma delas! É tudo que lhe tenho a dizer...